NMRLAB - Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear

A Ressonância Magnética Nuclear é uma técnica espectroscópica, cuja interação luz-matéria se faz na região de rádio-frequência e aplicação ocorre no campo da Química, Biologia, Medicina, Ciências dos Materiais e Geologia. Os primeiros experimentos envolvendo esse fenômeno foram realizados por dois grupos independentes de pesquisadores liderados por Felix Bloch e Edward Purcell, os quais investigavam essa interação com água e parafina, respectivamente.

1/1

Em 1952, ambos os pesquisadores foram agraciados com o prêmio Nobel de Física pelo “desenvolvimento de novos métodos de medição precisa do magnetismo nuclear e descobertas afins”. Ao longo das décadas seguintes, outros cientistas contribuíram para o desenvolvimento dessa técnica espectroscópica e suas aplicações, sendo os mesmos laureados com prêmio Nobel. A Ressonância Magnética Nuclear é um fenômeno físico de perturbação do momento magnético nuclear da matéria sob o efeito de um campo Magnético externo.

SERVIÇOS OFERTADOS

O laboratório de RMN da UFAM conta com um Espectrômetro de RMN Bruker AVANCE III HD, operando a 11,75 teslas, observando os núcleos de 1H e 13C a 500,13 e 125,76 MHz, respectivamente, equipado com uma sonda multinuclear de 5 mm (BBFO Plus SmartProbeTM) com gradiente de campo na direção Z. O NMR-Lab da UFAM realiza rotineiramente análises:

  • RMN de 1H

  • RMN de 13C

  • DEPT 135º

  • J-RESOLVED

  • COSY 1H-1H

  • NOESY 1D e 2D

  • TOCSY 1D e 2D

  • HSQC (1H→13C e 1H→15N)

  • HMBC (1H→13C e 1H→15N)

Além desses experimentos de RMN, também são possíveis outros experimentos envolvendo outros núcleos (ex.: 31P) e outras sequências de pulsos (ex.: INADEQUATE). O NMR-Lab também possui uma planta geradora de nitrogênio líquido (Stirling Cryogenics) com capacidade de produção efetiva de 2,3 litros/hora, fornecendo nitrogênio líquido para diversos grupos de pesquisa da UFAM e instituições parceiras.

Formulário de solicitação

de análise padrão

Formulário de solicitação

de análise quimiométrica

Formulário de solicitação

de nitrogênio

Etiqueta para tubo de RMN

Qualquer dúvida sobre o preparo de amostra ou sobre a solicitação de análise, entrar previamente em contato com os administradores do laboratório pelo formulário ao lado:

Atendimento

Seg-Sex

08:00 às 12:00

13:00 às 17:00

Você também pode pedir mais informações aqui:

Criado e editado por Wagner Moreira