LAEQ - Laboratório de Abertura de Amostra e

Ensaios Químicos

1/15

O Laboratório de Abertura de Amostra e Ensaios Químicos - LAEQ é um dos laboratórios localizados na Central analítica dentro do CAM, precisamente no segundo piso do prédio com cerca de 103 m². O LAEQ objetiva à prospecção de amostras destinados à preparação de extratos, óleos essenciais, fracionamentos para isolamentos de substâncias, ensaios químicos e enzimáticos envolvendo atividade antioxidante e mediadores de inflamação.

O laboratório conta com os seguintes equipamentos: um espectrofotômetro UV-visível (marca Thermo Scientific; modelo Evolution 220) com controle através de microcomputador e software INSIGHT com sonda de fibra ótica; um liofilizador da marca CHRIST, modelo Alpha 1-2 LD plus; equipamentos de bancada como leitura de placa de ELISA, medidor de ponto de fusão, câmaras de UV-Vis para leitura de placas de cromatografia de camada delgada (CCD), estufa de circulação de ar, moinhos de facas, rotavaporadores, sistemas de Clevenger, balanças analíticas, e outros equipamentos necessários, que foram adquiridos por projetos de pesquisa que integram a CA.

1/7

Tendo como finalidades de pesquisa e prestação de serviços, por meio de solicitação, estão à disposição para quaisquer análises e ensaios químicos de bancada em apoio a todos outros laboratórios da CA.

SERVIÇOS OFERTADOS

  • Ensaios de atividade antioxidante (DPPH e FRAP);

  • Determinação de fenólicos totais;

  • Uso de estufa para secagem de material vegetal;

  • Preparação de extratos e óleos essenciais;

  • Liofilização de amostras;

  • Determinação de ponto de fusão;

  • Análise no UV-Vis de substâncias orgânicas;

  • Treinamento para uso de técnicas instrumentais.

Formulário de recebi-

mento de amostras

Formulário de solicitação

de análise

Qualquer dúvida sobre o preparo de amostra ou sobre a solicitação de análise, entrar previamente em contato com os admistradores do laboratório pelo formulário ao lado:

Atendimento

Seg-Sex 8:00 às 17:00

Você também pode pedir mais informações aqui.

Criado e editado por Wagner Moreira