LABMICRA - Laboratório de Bioensaios e de Microrganismos da Amazônia

1/4

O Laboratório de Bioensaios e de Microrganismos da Amazônia, foi criado junto com o Grupo de Estudo em Espectrometria de Massas e Microrganismos da Amazônia (GEMMA) em 2008. Sem um espaço físico próprio, ocupou provisoriamente um espaço no laboratório de Genética do ICB, onde se iniciaram os trabalhos de isolamentos, preservação, identificação, produção de metabólitos bioativos, ensaios biológicos e biotransformações.

Com o ganho de um projeto CT-Amazônia em 2008 foram comprados os primeiros equipamentos. Em 2009 o laboratório foi montado no LAEC e posteriormente foi transferido para o DQ. Atualmente está localizado na Central Analítica e dá suporte às atividades com microrganismos, mais especificamente bactérias e fungos endofíticos.

Como resultado de suas atividades vários projetos de ICs, TCCs, dissertações e teses foram e continuam sendo desenvolvidos neste laboratório. Foram também recebidos alunos do Campus de Coari, da UFOPA, da UEPA, da UNIR, da UFAC e da UFRR, além de interagir com outras Unidades da UFAM e externas, como INPA, UEA e EMBRAPA entre outras. Foi também premiado quatro vezes e seus trabalhos foram selecionados para diversas capas de revistas da área.

SERVIÇOS OFERTADOS

  • Isolamento e caracterização de microrganismos de diferentes ambientes;

  • Ensaios antimicrobianos qualitativos e quantitativos;

  • Caracterização macro e micromorfologica de microrganismos;

  • Identificação de microrganismos por Biologia Molecular;

  • Controle Microbiológico de Alimentos, Água e Ar;

  • Produção de enzimas de interesse industrial;

  • Elaboração de projetos e Consultoria nas áreas de Microbiologia e Genética;

  • Treinamento para uso de técnicas instrumentais.

Formulário de solicitação

de análise

Qualquer dúvida sobre o preparo de amostra ou sobre a solicitação de análise, entrar previamente em contato com os admistradores do laboratório pelo formulário ao lado:

Atendimento

Seg-Sex 8:00 às 17:00

Você também pode pedir mais informações aqui.

Criado e editado por Wagner Moreira